Por Redação

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Com a escolha de Robert Prevost como papa Leão XIV, cresceu a curiosidade sobre sua relação com o esporte — especialmente em comparação ao seu antecessor, Francisco, torcedor declarado do San Lorenzo, da Argentina. Natural dos Estados Unidos e naturalizado peruano, Prevost não se pronunciou oficialmente sobre clubes de futebol, mas algumas informações sobre suas preferências esportivas vieram à tona.
Durante uma participação no programa TV Perú Noticias, o jornalista Osler Lesclano afirmou que o novo pontífice é simpatizante do Alianza Lima, tradicional clube peruano. "Lembro-me de vê-lo em 2018 na Festa da Cruz de Motupe. Ele é próximo da juventude, das paróquias e do esporte. É apoiador da Alianza Lima, juntamente com o Bispo Daniel Turley Murphy, que são membros da mesma Ordem de Santo Agostinho", disse Lesclano.
Nos Estados Unidos, sua ligação esportiva mais forte seria com o beisebol. Apesar de rumores de que torceria para o Chicago Cubs — inclusive compartilhados pelas redes sociais do próprio clube — seu irmão desmentiu a informação e garantiu que o papa Leão XIV é torcedor do Chicago White Sox, principal rival da equipe.
No entanto, é no tênis que o novo líder da Igreja Católica encontra sua verdadeira paixão esportiva. "Me considero um grande aficionado por tênis. Mas desde que deixei o Peru tive poucas ocasiões de jogar, então espero voltar às quadras em algum momento", afirmou em declaração resgatada pelo La Nación e pelo Pillar Catholic.
Antes de ser eleito papa, Robert Prevost viveu por muitos anos na cidade de Chiclayo, no Peru, onde desenvolveu seu trabalho pastoral. Curiosamente, o clube local leva o nome de San Lorenzo de Almagro e ostenta escudo e cores semelhantes ao time argentino que o papa Francisco torce, o que gerou certa confusão entre os fiéis. Apesar dessas coincidências e de sua simpatia por clubes como o Alianza Lima, Leão XIV não é um entusiasta do futebol. Sua preferência segue sendo o tênis, esporte que acompanha com entusiasmo.