Por Victor Hernandes

Foto: Agência Brasil
Já chegou o carnaval e nessa época o baiano só quer saber de uma coisa: viver como se o mundo fosse acabar. Com isso, uma parte da população esquece e deixa de lado o cuidado com a saúde e com seu corpo. Para saber como se cuidar, se preservar e ter uma imunidade mais fortalecida nesta época, a reportagem procurou com profissionais de diferentes especialidades da área de saúde para tratar do tema.
Para a saúde da pele, um dos órgãos mais demandados nesta época, o Bahia Notícias, conversou com a dermatologista Priscila Neri, que explicou sobre formas de se prevenir de exposições ao sol da população.
“Lembrando que a proteção vai muito além do protetor, incluindo Chapéus de aba larga, Óculos com proteção UV, roupas UV e buscar sombra.
Em suma, mesmo que esteja preocupado(a) com a saúde dos ossos, e falso que seja necessário se expor ao sol do meio-dia, sem proteção, para produzir vitamina D. Pequenas exposições incidentais (braços, mãos, face), fora do horário de pico, já são suficientes para a maioria das pessoas”, disse.
A especialista contou ainda como deve ser efetuado o uso correto de protetor solar e outros produtos durante os festejos carnavalescos.
“Nos bloquinhos lembre-se de aplicar o protetor solar antes da maquiagem. Protetor labial e protetores muito resistentes são ideais. Se for usar glitter, escolha uma versão biodegradável. E não custa lembrar da hidratação com bastante água, notadamente se for consumir bebida alcoólica”, revelou Neri.
Já a biomédica Jéssica Magalhães observou acerca das consequências que podem ocorrer com a falta de cuidado com a saúde da pele, em especial de pessoas negras.
“A radiação solar age de forma cumulativa, então mesmo quem não percebe uma queimadura imediata pode sofrer danos a médio e longo prazo. Em peles negras, por exemplo, o risco de manchas pós-inflamatórias aumenta bastante após exposição solar intensa sem proteção adequada”, apontou.
A profissional ainda indicou que mulheres não devem utilizar maquiagem “pesada” durante os festejos por conta do calor e do suor.
“Outro ponto importante é evitar maquiagem muito pesada durante os festejos, já que o calor e o suor podem obstruir os poros e causar acne ou dermatites. Sempre que possível, o ideal é optar por produtos leves e adequados ao tipo de pele”, completou.
HIDRATAÇÃO E ALIMENTAÇÃO
Um dos pontos principais e que deve ter um olhar mais cuidadoso neste período é a hidratação. A médica nefrologista Ana Flávia, da Sociedade Brasileira de Nefrologia da Bahia, comentou sobre a importância de se hidratar nesse período.
“Com o calor mais intenso, nosso corpo perde mais líquido, principalmente pelo suor. Se essa perda não for reposta adequadamente, nosso organismo passa a funcionar no limite, podendo levar a desidratação. Nestes casos, os rins ficam sobrecarregados, a urina sofre alterações, podendo ficar mais escura e com odor forte, o que aumenta risco de infecção urinária e cálculo renal. Portanto, durante o verão, a hidratação é fundamental para o funcionamento normal do organismo e prevenção de distúrbios renais”, afirmou.
A médica indicou também a quantidade necessária para se ter uma boa hidratação neste período.
“Essa quantidade varia conforme condições como: idade, sexo, peso, dieta, uso de medicamentos, prática de atividade física, clima do local de moradia, comorbidades associadas. Mas existe um cálculo que nos permite estimar, de modo geral, a quantidade de água a ser ingerida por dia: basta multiplicar 30 pelo peso corporal. Por exemplo: para uma pessoa de 70kg: 30 x 70 =2100. Ou seja, essa pessoa precisa ingerir cerca de 2100mL de água ao longo de um dia”, explanou.
“A principal dica é não esperar sentir sede para beber água. A sede é um sinal de alerta. O ideal é se hidratar ao longo de todo o dia. Durante o verão, além do calor ser maior, costumamos consumir comidas com mais sal e proteína. Isso também favorece a desidratação e até a formação de cálculos renais. Por isso, a ingestão adequada de líquidos, principalmente de água, é fundamental”, concluiu.
Outro cuidado necessário durante a maratona carnavalesca é com a alimentação. Considerado um dos principais quesitos e mais delicados, a alimentação pode auxiliar na resistência de foliões durante a festa. Alimentos e refeições mais leves podem contribuir para mais energia, além de facilitar a ingestão.
“Água de coco e sucos naturais são ótimas opções. Alternar cada dose de álcool com um copo de água é uma estratégia simples e subestimada, mas bastante eficaz. Na alimentação, o ideal é priorizar refeições leves, com boas fontes de proteína, legumes, verduras e carboidratos de fácil digestão. Evite consumir álcool de barriga vazia”, reverberou o nutricionista Alexandre Roriz ao BN.
O especialista ainda comentou como poucas horas de sono podem impactar na imunidade dos foliões.
“Outro ponto fundamental é o sono. Dormir pouco por vários dias seguidos compromete o sistema imunológico, aumenta a fadiga e favorece quadros de indisposição geral. Sempre que possível, é importante tentar manter uma rotina mínima de descanso.
“Cuidar do corpo no Carnaval não significa deixar de curtir, mas sim garantir energia, disposição e saúde para aproveitar todos os dias de festa”, finalizou.


