
Preocupado com o avanço do bolsonarismo no Senado Federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria pedido ao ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), para se candidatar a senador em 2026. Para o seu lugar, o mais cotado é o atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias. A informação é do site O Antagonista.
Com uma eventual mudança, um dos nomes cotados para substituir Messias na AGU é o do secretário especial de Análise Governamental da Presidência da República, Bruno Moretti.
Eleições 2026
Em janeiro, Rui Costa afirmou que o seu nome está disponível para uma candidatura ao Senado em 2026. O ministro, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, cravou que a decisão só será tomada no ano que vem, após diálogos com o presidente Lula.
As especulações é que a indefinição sobre a chapa majoritária no ano que vem tenha aberto uma brecha para a aproximação do PSD com opositores de Jerônimo Rodrigues. O entrave envolve o senador Angelo Coronel, que tem reafirmado a sua candidatura à disputa pela reeleição ao Senado.
A chapa “puro-sangue” é defendida por integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT), como o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT).