Por Redação

Foto: Patrick Abreu / Prefeitura de Camaçari
A quarta cidade mais populosa da Bahia e uma das maiores da Região Metropolitana de Salvador, Camaçari comemorou seus 267 anos de emancipação política, neste domingo (28), com desfile cívico e ações em escolas. Com o tema “Camaçari Educadora: Cuidados que inspiram e reconectam pessoas”, a Avenida 28 de Setembro, antiga Radial A, foi tomada pelo som das fanfarras e pelo compasso das escolas municipais, além do colorido das bandeiras e da emoção estampada nos rostos de cada munícipe.
“Camaçari é uma cidade que nasceu do trabalho e se mantém de pé pela força do seu povo. Esse desfile é um espelho da nossa diversidade. Ver essa avenida cheia de vida, de crianças, jovens, famílias e instituições unidas, é emocionante. Vamos seguir avançando, com o olhar no futuro”, declarou o prefeito Luiz Caetano.
Mais de 300 estudantes participaram do desfile, apresentando subtemas que exploraram as tradições locais, os avanços sociais, a sustentabilidade e as perspectivas de um futuro pautado no cuidado, na inclusão e no respeito à diversidade.
“Foi um trabalho intenso, construído com muito cuidado por toda a rede. Cada detalhe do desfile refletiu o compromisso da nossa educação com a formação, o afeto e a valorização da nossa história. Contamos também com o apoio das famílias, que estiveram a todo instante contribuindo e dialogando com a equipe pedagógica”, pontuou Alexandra Pereira, diretora pedagógica da Secretaria de Educação (Seduc).
Entre os destaques das apresentações está o Bloco da Inclusão, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).
Entre a população, que ocupou arquibancadas e toda a extensão da avenida, memórias se misturavam ao orgulho de pertencer a uma cidade que segue crescendo sem perder o vínculo com suas origens.
“Nasci em Salvador, mas moro em Camaçari há mais de 40 anos. Sempre que posso, venho ver o desfile, por entender a representatividade dessa data. Já desfilei há tempos atrás e, este ano em especial, venho para prestigiar o desfile da Escola Clube de Mães, que vai homenagear minha tia-avó, Jandira da Conceição, famosa na cidade por fomentar as trezenas de Santo Antônio no Camaçari de Dentro”, pontuou Hedieleuza Maria Carneiro, 62 anos, moradora do bairro Camaçari de Dentro.