Por Redação

Foto: Reprodução / UPB
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, anunciaram nesta quinta-feira (22), a construção de uma nova ponte sobre o Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebí, no Extremo Sul da Bahia. A nova estrutura prevista terá 186 metros de comprimento, será erguida ao lado da atual, com previsão de conclusão em tempo recorde: entre 10 meses e um ano.
O anúncio foi feito durante uma audiência em Brasília intermediada pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso. O encontro reuniu prefeitos dos municípios afetados pela interdição da ponte, que visa tratar da construção da nova estrutura e de medidas emergenciais para mitigar os prejuízos causados.
Segundo o próprio Rui Costa, a ponte atual será demolida para dar lugar à nova. “As providências de pavimentação e de estrutura do desvio, assim como a instalação de balsas, vão ser providenciadas. Vamos juntos lá anunciar a demolição da ponte e dar a ordem de serviço”, afirmou.
Desde janeiro deste ano, a situação precária da ponte impede o tráfego de veículos de carga e, em maio, a passagem foi interditada para todos os veículos, causando prejuízos para o transporte de carga, passageiros e, principalmente, ambulâncias que transportam pacientes. Prefeitos relataram ao ministro que empresas estão deixando de se instalar na região pela falta de capacidade logística.
O diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, reforçou que será feita uma reestruturação do desvio para garantir a segurança e trafegabilidade enquanto a nova ponte não for concluída. “Vamos viabilizar um desvio totalmente trafegável. Vamos colocar pedra, defensa metálica, adição de cimento, tudo o que for necessário para garantir a qualidade daquele desvio nos 50 quilômetros. E vamos também viabilizar uma balsa, principalmente para aquele transporte local”, explicou.