
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e os governadores tiveram os requerimentos aprovados na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara.
Os convocados poderão comparecer à comissão e debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. A iniciativa é uma das prioridades do governo no Congresso neste ano.
Na CCJ, o requerimento é relatado pelo deputado Mendonça Filho (União-PE), vice-líder da oposição e autor de parte dos requerimentos aprovados hoje. A lista de governadores convidados conta com Eduardo Leite (PSDB-RS), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Claudio Castro (PL-RJ), Ronaldo Caiado (União-GO), Helder Barbalho (MDB-PA), Jerônimo Rodrigues (PT-BA) e Raquel Lyra (PSD-PE).
No documento, os governadores convocados tiveram “os nomes escolhidos buscam dar representatividade a todas as regiões brasileiras, bem como representar a pluralidade partidária existente no nosso sistema político”. A PEC foi elaborada pelo ministro da Justiça e pretende organizar e intensificar o combate ao crime organizado.