Por José Marques | Folhapress

Foto: Gustavo Moreno / Divulgação STF
O ministro André Mendonça convocou, para a segunda-feira (23), uma nova reunião com integrantes da Polícia Federal responsáveis pelos inquéritos do Banco Master.
No encontro, o integrante do STF (Supremo Tribunal Federal) deve tratar dos andamentos das apurações e dos próximos passos que devem ser tomados pelos investigadores.
Mendonça já havia se reunido com delegados no último dia 13, em um encontro de aproximadamente duas horas. O objetivo na ocasião era ficar a par da apuração, antes de tomar medidas em relação ao caso.
Ele assumiu a relatoria dos inquéritos do Master após o ministro Dias Toffoli deixar a função, envolto em uma série de decisões polêmicas e a revelação de ligações do magistrado com pessoas interessadas no caso, como Daniel Vorcaro, dono do banco.
A PF deve apresentar o relatório sobre a primeira investigação relacionada ao Master, sobre a tentativa de compra pelo BRB (Banco de Brasília), nas próximas semanas.
Ainda há, no entanto, outras investigações. A maior dela é a relacionada à segunda fase da operação Compliance Zero, que mirou suspeitos de envolvimento em fraudes realizadas pelo banco Master por meio do uso de fundos de investimento.
Em decisão recente sobre o caso Master, Mendonça ampliou a autonomia da PF e restaurar o fluxo normal de perícias, revendo uma determinação anterior de Toffoli que havia designado apenas quatro peritos para acessar os materiais apreendidos.
Entre esses itens, está o celular de Vorcaro. Ele também reduziu nesta o grau do sigilo do inquérito na corte.


