Últimas Notícias

6/trending/recent

Hot Widget

Banner Promocional
Banner Promocional
Procure o Tipo de Noticia que Deseja

União Europeia aprova acordo de livre comércio com Mercosul após resistência da França



Por Redação
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado


Países da União Europeia aprovaram, nesta sexta-feira (9), em Bruxelas, o acordo de livre comércio com o Mercosul. O tratado cria uma das maiores áreas comerciais do mundo, reunindo um mercado estimado em 722 milhões de consumidores.



Apesar da oposição liderada pela França, representantes dos Estados-membros deram sinal verde para que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assine o acordo na próxima semana, no Paraguai.



A decisão foi confirmada por escrito pelos embaixadores dos 27 países do bloco no Conselho da União Europeia, em uma formalidade concluída no fim da tarde no horário local. Ainda pela manhã, o governo da Alemanha já havia se manifestado favoravelmente ao tratado. Para Berlim, o acordo representa “um sinal importante no momento atual”.



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também comentou a aprovação e classificou o avanço do tratado como uma resposta ao cenário global.



“Em um contexto internacional de crescente protecionismo e unilateralismo, o acordo é uma sinalização em favor do comércio internacional como fator para o crescimento econômico”, escreveu o petista nas redes sociais.



Dia histórico para o multilateralismo. Após 25 anos de negociação, foi aprovado o Acordo entre Mercosul-União Europeia, um dos maiores tratados de livre comércio do mundo. A decisão chancelada pelo lado europeu une dois blocos que, juntos, somam 718 milhões de pessoas e um PIB de…— Lula (@LulaOficial) January 9, 2026

Leia o texto em voz alta:


Below Post Ad

REDES SOCIAIS