Últimas Notícias

6/trending/recent

Hot Widget

Banner Promocional
Banner Promocional
Procure o Tipo de Noticia que Deseja

Casa Branca de Trump restringe acesso de jornalistas à Ala Oeste e impõe novas regras



Por Redação
Foto: Reprodução / Redes Sociais


A Casa Branca anunciou, nesta sexta-feira (31), novas restrições ao acesso de jornalistas credenciados à Ala Oeste, especialmente aos escritórios da Secretaria de Imprensa e de assessores próximos ao presidente Donald Trump (Partido Republicano).



A medida, publicada em memorando do Conselho de Segurança Nacional, representa uma das mudanças mais significativas na relação entre o governo e a imprensa desde o início do atual mandato.



De acordo com o documento, o acesso à chamada Sala 140, conhecida como Upper Press, passa a depender de agendamento prévio com um membro autorizado da Casa Branca. Até então, repórteres com credencial podiam circular livremente no local para conversar com a secretária de imprensa, Karoline Leavitt, e outros funcionários de comunicação, inclusive fora dos horários de entrevistas oficiais. As informações são da Reuters.



A Casa Branca justificou a nova regra afirmando que a medida busca “proteger material possivelmente sensível” tratado pela equipe de comunicações. O governo alegou ainda que “alguns repórteres foram flagrados gravando vídeos, áudios e tirando fotos de informações confidenciais sem permissão” e que outros teriam “acessado áreas restritas ou escutado reuniões privadas a portas fechadas”.



A Associação de Correspondentes da Casa Branca (WHCA) criticou a decisão, classificando-a como um retrocesso na transparência e no acesso à informação.



Meses antes, o governo Trump já havia retirado as agências Reuters, Associated Press (AP) e Bloomberg News do grupo fixo de repórteres que acompanha diariamente o presidente, restringindo a participação desses veículos apenas de forma eventual.

Leia o texto em voz alta:


Below Post Ad

REDES SOCIAIS