Foto: Ton Molina/STFO ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso preventivamente pela Polícia Federal na manhã deste sábado (22), deve participar de audiência de custódia ao meio-dia deste domingo (23).
A decisão é do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que o procedimento seja feito por videoconferência, a partir da Superintendência da PF em Brasília.
A audiência de custódia é obrigatória após uma prisão e serve para verificar se a detenção foi legal e avaliar as condições físicas do preso, segundo O Globo.
Prisão
lexandre de Moraes determinou, na manhã deste sábado (22), a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de forma preventiva. A prisão do político foi feita por volta das 6h da manhã, tendo sido levado para a sede da Superintendência da Polícia Federal, onde ficará detido em uma Sala Especial de Estado, espaço reservado para autoridades como presidentes e altas figuras públicas.
A prisão, no entanto, não se trata do início da pena do político, condenado a 27 anos pela Trama Golpista. O motivo da prisão ocorreu após a convocação de uma vigília para o político feitas por apoiadores, buscando evitar aglomerações que colocassem a integridade física de Bolsonaro ou de outras pessoas.
Segundo o Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão do ex-presidente é preventiva para a garantia da Ordem Pública, devido às manifestações que ocorreriam em frente ao condomínio onde o político reside em Brasília. Bolsonaro está em prisão domiciliar desde agosto.

