Por Redação

Foto: Bahia Notícias
A Polícia Federal (PF) deflagrou uma nova fase da Operação Overclean nesta quinta-feira (17). A quinta etapa da ação ocorre em um prédio comercial no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador. Segundo apuração do Bahia Notícias, um escritório de engenharia é alvo de mandados de busca e apreensão.
A operação apura desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares. A fase desta quinta tem como foco possíveis desvios no município de Campo Formoso com contratos irregulares, com envolvimento de gestores e empresários.
Ainda conforme informações obtidas, outros mandados são cumpridos no Horto Florestal, na capital baiana.
FASE ANTERIOR
No mês de junho, a Overclean cumpriu 16 mandados de busca e apreensão e três ordens de afastamento cautelar de servidores públicos de suas funções nas cidades de Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga. Todos foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.
Os crimes apurados incluem integrar organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.
Em Salvador, mandados foram cumpridos na Alameda do Bosque e no condomínio Reserva das Árvores, no Horto Bela Vista, no Edifício Jacarandá, no bairro Aquarius, e no Condomínio Top Hill, no Horto Florestal.
PREFEITOS AFASTADOS
Os prefeitos de Ibipitanga, no Sul, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira; e de Boquira, no Oeste, Alan França (PSB), foram afastados das funções durante cumprimento de mandados.
Também foram alvos dos mandados o assessor do deputado federal Félix Mendonça (PDT), Marcelo Chaves Gomes, que trabalha com o parlamentar desde 2018.
As ordens foram autorizadas pelo ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF). A Operação Overclean foi deflagrada pela primeira vez em 10 de dezembro de 2024.