Por Eduarda Pinto

Foto: Lia Maciel / MKT Cemitério da Penitência
O músico baiano Gilberto Gil foi um dos primeiros a chegar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para se despedir da filha Preta Gil durante o velório na tarde desta sexta-feira (25). Vestido de branco, o ex-ministro da Cultura se emocionou durante a cerimônia e deu um beijo na testa de Preta.
Assim como Gil, a mãe da cantora, Sandra Gadelha, e o filho único de Preta, Francisco Gil, também se emocionaram na despedida. Em respeito ao pedido da cantora, falecida no último domingo (20), todos os convidados seguiram o padrão de vestir branco no velório.
.png)
Foto: Lia Maciel / MKT Cemitério da Penitência
Além dos membros da família Gil, também compareceram à cerimônia a primeira dama, Janja da Silva, representando o presidente Lula, ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes. O cantor Caetano Veloso e a esposa Paula Lavigne, a atriz Fernanda Torres, entre outros nomes próximos à artista.
Após o velório, entre as 09h e 13h, o corpo de Preta Gil foi colocado no topo de um veículo oficial do Corpo de Bombeiros, e levado em cortejo pelas ruas da capital fluminense. O itinerário do veículo reproduz o trajeto do Bloco da Preta, tradicional festejo liderado pela cantora no Carnaval carioca, antes de seguir para a capela ecumênica do Crematório e Cemitério da Penitência, que fica na Zona Portuária do Rio de Janeiro.