Últimas Notícias

6/trending/recent

Hot Widget

             
Procure o Tipo de Noticia que Deseja

Desastres climáticos por chuvas triplicam no Brasil em três décadas, aponta estudo da Unifesp



Por Redação
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil


O número de desastres causados por chuvas intensas no Brasil triplicou entre 2020 e 2023 em comparação com toda a década de 1990, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (30). Foram 7.539 ocorrências nos últimos quatro anos, contra 2.335 nos anos 1990, apresentando aumento de 222,8%.



Os dados integram o relatório "Temporadas das Águas: O Desafio Crescente das Chuvas Extremas", parte da série Brasil em Transformação, produzido pela Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica com coordenação do programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).



Entre os eventos registrados estão enxurradas, inundações, temporais e deslizamentos de solo, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, onde o volume de chuvas tem sido cada vez mais intenso.



“O estudo mostra que o aumento já está em curso. A mudança no regime de chuvas é real e vem se confirmando com base em dados de longo prazo”, afirmou o pesquisador Ronaldo Christofoletti, líder da pesquisa.



As projeções do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) indicam que, até 2100, o volume de chuvas pode aumentar em até 30% no Sul e Sudeste, enquanto pode cair até 40% no Norte e Nordeste, agravando desigualdades climáticas e riscos de desastres.



Segundo dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), entre 1991 e 2023 foram registrados 26.767 desastres climáticos associados às chuvas. Desses, 64% foram hidrológicos, com predominância de enxurradas (55%) e inundações (35%). Já os eventos meteorológicos corresponderam a 31%, com temporais representando 75% desse grupo. Os desastres geológicos, como deslizamentos, somaram apenas 5%.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Leia o texto em voz alta:


Below Post Ad

REDES SOCIAIS