Por Hugo Araújo

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Nesta terça-feira (8), às 21h30, no Barradão, o Vitória começa a definir seu destino na Copa do Nordeste em duelo contra o Confiança, abrindo as quartas de final da competição. No mata-mata da "Lampions League", quartas e semifinais são disputadas em jogo único, enquanto a final é decidida em partidas de ida e volta.
Líder do Grupo A com 15 pontos, o Rubro-Negro baiano está invicto até o momento, com quatro vitórias e três empates. Essa campanha garantiu ao time do técnico Thiago Carpini o mando de campo contra o Confiança, quarto colocado do Grupo B com 11 pontos.
Se avançar para a semifinal, o adversário do Leão sairá do confronto entre CSA (2º do Grupo B com 13 pontos) e Ferroviário (3º do Grupo A com 10 pontos).
Segundo o regulamento da Copa do Nordeste 2025, os pontos obtidos nas quartas de final são somados à campanha geral para definir os mandantes das semifinais. Portanto, caso vença o Confiança, o Vitória voltará a jogar no Barradão contra CSA ou Ferroviário.
Porém, se empatar e avançar nos pênaltis, o Rubro-Negro somará apenas um ponto e poderá ser alcançado caso o CSA vença o Ferroviário. O primeiro critério de desempate é o saldo de gols, e atualmente o Vitória soma 4, enquanto o CSA tem 7, dando vantagem ao time alagoano.
Do outro lado da chave, Bahia (líder do Grupo B com 16 pontos) e Sport (2º do Grupo A com 12 pontos) jogam em casa contra Fortaleza (4º do Grupo A com 9 pontos) e Ceará (3º do Grupo B com 13 pontos), respectivamente.
Se chegar à final com duas vitórias, o time do técnico Thiago Carpini pode alcançar até 21 pontos, podendo ser superado apenas pelo Bahia, que possui a melhor campanha geral até o momento.
Na final, disputada em jogos de ida e volta, o time com a melhor campanha tem a vantagem de realizar o segundo jogo em seus domínios.
LEIA TAMBÉM: