Por Redação

Foto: Divulgação
A Maratona Salvador, que acontecerá entre os dias 20 e 21 de setembro, recebeu o selo da Federação Internacional de Atletismo, a World Athletics. A competição, que faz parte do Calendário Oficial de Turismo Esportivo da capital baiana, entra para o seleto grupo com a certificação no Brasil, que inclui apenas outras seis provas. A expectativa é que mais de 15 mil corredores, de todo o país, participem da corrida.
Além dos 42 quilômetros da maratona, com saída no Parque dos Ventos, na Orla da Boca do Rio, a competição incluirá também as distâncias de 5 km, 10 km e 21 km. O sucesso da corrida também atrai a atenção de grandes marcas; entre elas está a Olympikus, considerada a maior marca de calçados esportivos brasileira.
O selo adquirido leva em conta uma série de critérios, como a certificação da medição do percurso, respeito aos parâmetros para hidratação, suporte médico, seguros, serviços, estruturas de atendimento ao atleta, controle de doping, entre outros itens. A prova com o selo também permite a homologação de recordes nacionais e internacionais, e os atletas federados podem acumular pontos no ranking mundial da World Athletics. Há ainda compromisso com o combate ao doping.
“Tenho certeza de que a Maratona vai bater recorde este ano e passar dos 15 mil participantes. Convidamos todos os corredores, do Brasil e do mundo, a participarem deste grande evento esportivo em Salvador”, afirmou o prefeito da capital baiana, Bruno Reis, ao fazer um chamamento à prova. Em 2024, a Maratona teve as inscrições esgotadas, com mais de 10 mil participantes, sendo que mais de 30% dos corredores vieram de fora da Bahia.
Para o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, a Maratona é um case de sucesso que destaca o caminho assertivo que a gestão municipal tem trilhado nos últimos anos. “Um produto que vem sendo desenvolvido e maturado ao longo dos anos, que se tornou referência e destaque dentro do calendário de eventos esportivos que planejamos e executamos aqui”, completou o gestor.
“A Maratona Salvador entrou para um prestigiado grupo de eventos que representam o melhor do atletismo mundial. É uma honra e um orgulho para a Bahia e para os baianos termos uma competição com tamanho padrão de excelência, agora certificada pela entidade máxima do atletismo mundial”, afirmou Douglas Cerqueira, diretor da MP3 Marketing – organizadora da competição em parceria com a Prefeitura de Salvador e a Federação Baiana de Atletismo (FBA).
No Brasil, além da Maratona Salvador, contam com o selo World Athletics a SP City Marathon, a Maratona da Cidade do Rio de Janeiro, a Rio City Half Marathon, a New Balance 42 km Porto Alegre, a Maratona Internacional de São Paulo e a Maratona Internacional de Porto Alegre.